Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
A nossa rede:
  • plasmasNº de Plasmas:
  • playlistsNº de Playlists:
  • documentosNº de Documentos:
  • tempoTempo de Emissão:
  • membrosNº de Membros ÁguedaTV:
PROMOCIONAL - Semana Europeia da Mobilidade 2017
(0 votos)
147 Visualizações

De 16 a 22 de setembro os cidadãos europeus terão a oportunidade de gozar uma semana inteira dedicada à mobilidade sustentável.

 

 

O seu objetivo é facilitar um debate alargado sobre a necessidade de mudanças de comportamentos em relação à mobilidade, especificamente no que se refere à utilização do automóvel particular.

Como já é hábito, o Dia sem Carros será o culminar das atividades de toda a Semana.

 

A Campanha Nacional partilha os objetivos Europeus para a recuperação da qualidade ambiental das cidades do Velho Continente.

 

 

 

Objetivos principais:

 

Encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável e, em particular, com a proteção da qualidade do ar, com a mitigação do aquecimento global e com a redução do ruído;

 

Consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte terá na qualidade do ambiente;

 

Proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos, em vez do automóvel privado e ainda, promover a intermodalidade;

 

Proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila, os seus habitantes e o seu património, num ambiente mais saudável e agradável.

 

 

 

A temática deste ano: “A Partilhar chegamos mais longe”

 

Focando-se essencialmente no tema «Mobilidade verde, partilhada e inteligente», a edição deste ano pretende promover soluções de mobilidade partilhada e realçar os benefícios dos meios de transportes mais ecológicos. 

 

As tecnologias de transporte inteligentes também podem facilitar a partilha. As pessoas são encorajadas a utilizar as opções de mobilidade partilhada disponíveis para se deslocarem nas suas cidades e também para viajarem entre vilas, cidades e áreas suburbanas.

 

Sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”, a campanha deste ano visa dar especial ênfase à utilização de bens ao invés da posse dos mesmos. Os prestadores de serviços disponibilizam os seus bens, recursos ou competências, a vários utilizadores através de uma plataforma fornecida por intermediários.

 

A partilha tornou-se também uma peça do puzzle da mobilidade urbana. A mobilidade partilhada dá prioridade à importância da chegada a um destino, frequentemente com um custo individual e social menor comparativamente à utilização de um veículo particular.

 

Como consequência, o poder de compra dos agregados familiares aumenta na medida em que não têm de comprar e manter um carro.

 

Para além desse aspeto, contribuímos também para diminuir a nossa pegada de carbono e, do ponto de vista social, é muito positivo, podemos conhecer novas pessoas e tornar a nossa viagem mais agradável!

 

As novas tecnologias através das suas aplicações e plataformas online contribuem para tornar a mobilidade mais eficiente e, desta forma, economizar dinheiro e ajudar o ambiente.

 

Estudos mostram que optar por uma mobilidade partilhada pode ter um impacte positivo nas nossas cidades e vilas.

 

Por exemplo, cada carro partilhado equivale a 15 carros particulares que não circulam na estrada. Por outro lado, esta partilha permite-nos com maior facilidade conjugar diferentes modos de transporte: carro, bicicleta, transportes públicos.

 

Tudo é possível quando partilhamos!

 

E é partindo desse princípio que a campanha deste ano decorrerá sob o slogan “A partilhar chegamos mais longe”.

 

+ info: Agência Portuguesa do Ambiente

 

 


  • Temáticas: Ambiente
  • Data de Captura: 18.09.2017
  • Tempo de Emissão: 45 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos