Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
A nossa rede:
  • plasmasNº de Plasmas:
  • playlistsNº de Playlists:
  • documentosNº de Documentos:
  • tempoTempo de Emissão:
  • membrosNº de Membros ÁguedaTV:
Eficiência Energética no Município de Águeda
(0 votos)
1719 Visualizações

Já não imaginamos a nossa vida sem energia elétrica!

Presente nos gestos mais simples, facilmente se transforma em calor, movimento ou luz! Luz que ilumina ruas e jardins, edifícios públicos e outros espaços e que contribui para o nosso conforto.

Contudo a demanda energética tem igualmente contribuído para o aumento dos consumos e, consequentemente gastos por parte dos municípios com a energia que só monitorizando se poderão gerir melhor.

No sentido de alargar a eficiência energética, Águeda tem implementado desde 2008 medidas, projetos e iniciativas que contribuem para uma utilização mais racional, eficaz e eficiente da energia, mas que contribuem também para a redução de gastos e desperdícios. Reduções de 33% nas emissões de CO2 a alcançar até 2020.

Águeda está ligada ao sol! Até ao final do mês de maio de 2017, 8 das 9 unidades de microprodução instalados em edifícios municipais produziram um total de 347 MW/h (mega watts hora), o que representou uma poupança de emissões na ordem das 163 toneladas de CO2.

Devido ao sistema de monitorização dos contadores inteligentes, foi possível a deteção atempada de fugas nos sistemas de abastecimento de água, permitindo evitar inúmeros desperdícios anuais.

Graças à diminuição de anomalias nos edifícios com contadores inteligentes, e comparando o consumo entre 2015 e 2016 foi verificada uma poupança na ordem dos 21.200€.

As 11 Unidades de Produção para Autoconsumo constituem um caso de boas práticas na gestão pública.

Estas medidadas contribuirão para a poupança de 25 mil euros/ano na fatura energética e permitem, com a implementação de outras medidas de gestão e monitorização inteligentes, que muitos dos edifícios públicos se aproximem do conceito Edifício Carbono Zero.

Uma estratégia apenas possível de alcançar se os utilizadores das infraestruturas também trabalharem para reduzir a sua pegada energética.

O projeto Escolas Sustentáveis, é fundamental para a alteração de comportamentos que se estendem até casas e instituições Aguedenses! Todos têm sido envolvidos!

O Lighting Living Lab envolve o Município, empresas e academia, em torno de projetos-piloto singulares, e que fazem da cidade um showroom de intervenções de eficiência e gestão energética bem como de inovação tecnológica e sustentabilidade.

A tecnologia LED, gerida pelo sistema GESLUCE, permite regular fluxos, adaptar intensidades, e melhorar a qualidade da iluminação do espaço público.

Mas, queremos fazer mais e ir mais longe, expandindo a tecnologia LED a mais 10 mil luminárias acoplando sistemas de comunicação do futuro. Águeda é sustentabilidade, eficiência energética, futuro que se move ligado ao sol!

 


  • Temáticas: Ambiente
  • Data de Captura: 12.07.2017
  • Tempo de Emissão: 3 m 54 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos