Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
A nossa rede:
  • plasmasNº de Plasmas:
  • playlistsNº de Playlists:
  • documentosNº de Documentos:
  • tempoTempo de Emissão:
  • membrosNº de Membros ÁguedaTV:
Parque Botânico de Vale Domingos
(5 votos)
9611 Visualizações

No dia 8 de março foram plantadas as primeiras árvores no Parque Botânico de Vale Domingos.

 

MEMÓRIA DESCRITIVA

O Parque Botânico de Vale Domingos foi estruturado em função de diferentes unidades geográficas, definidas em função da origem das espécies e em função das suas necessidades edafoclimáticas.

 

O parque encontra-se dividido em 5 áreas distintas, quanto à tipologia de vegetação. A cada área corresponde uma colecção:

 

- A Sudoeste uma colecção de árvores emblemáticas do hemisfério Sul. Com origens diversas como: Austrália, África do Sul, Madagáscar, Brasil, Perú, entre outros...

 

- A Sudeste uma colecção de árvores emblemáticas do hemisfério Norte. Com origens diversas como: USA, Europa Central, China, Índia, Irão, entre outros...

 

- No centro do parque, num vale encaixado, uma colecção de Áceres, da qual se destaca a espécie Acer palmatum, representada por inúmeras variedades desta espécie.

 

Para simular as condições em que estes exemplares vivem no estado selvagem, foram colocadas outras folhosas de maior porte de modo a protegê-los com alguma sombra e abrigo.

 

Nesta colecção, a proximidade de plantação dos Acer palmatum recria uma floresta. E em certos locais foram abertas clareiras de modo a que se tenham percepções distintas desta zona. Esta espécie de beleza indiscutível é famosa pela sua coloração Outonal.

 

- No socalco mais elevado a Norte, uma colecção de Magnólias na qual é possível vislumbrar as diferenças entre as 86 variedades presentes, nomeadamente quanto à época e coloração da floração, tamanho e forma da flor.

 

Tendo cada exemplar o seu valor individual, na composição desta colecção procurou-se criar diferentes sensações visuais ao visitante do parque. Foi criada uma alameda de magnólias amarelas, seguida de uma alameda de magnólias cor-de-rosa, com o objectivo de que na época de floração seja transmitida uma sensação de intensidade e unidade de cromática. Adjacente a estas alamedas encontra-se um arboreto de magnólias.

 

Também na rua a Sul do parque foi criado um alinhamento de magnólias, de diferentes cores, no qual se repete um ritmo cromático.

 

- No socalco mais baixo a Norte foram mantidas as hortas e propostas algumas fruteiras.

 

Tiago Gonçalves

Habitat - Arquitectura Paisagista 


  • Temáticas: Ambiente
  • Data de Captura: 08.03.2014
  • Tempo de Emissão: 3 m 15 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos