Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
A nossa rede:
  • plasmasNº de Plasmas:
  • playlistsNº de Playlists:
  • documentosNº de Documentos:
  • tempoTempo de Emissão:
  • membrosNº de Membros ÁguedaTV:
Seminário Internacional: "A Competitividade Sustentável nos Territórios do Futuro!"
(1 votos)
12540 Visualizações

A Agência para a Sustentabilidade e Competitividade da Região de Aveiro organizou um seminário internacional, subordinado ao tema “ A Competitividade Sustentável nos Territórios do Futuro!”, que decorreu em Águeda no dia 16 de junho.

 

Em paralelo decorreu a exposição “As Cidades Sustentáveis" que reuniu trabalhos de algumas escolas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro.

 

A iniciativa contou com a presença de Jorge Moreira da Silva, Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia; Isabel Damasceno, Representante da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro - CCDRC; Ribau Esteves, Presidente do Conselho Intermunicipal da Região de Aveiro - CIRA; Gil Nadais; Presidente da Câmara Municipal de Águeda e Manuel Machado, Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

 

Entre vários casos de estudo e boas práticas de sustentabilidade nacionais e internacionais estiveram presentes representantes do Município de Cascais, Bulgária, Eslovénia e Noroega.

 

Do município de Burgas, na Bulgária foi abordada a mobilidade sustentável, e da cidade de Ljubljana na Eslovénia, que em 2016 será a Capital Verde Europeia, foi partilhado o caminho percorrido e quais as perspetivas futuras para uma cidade se tornar numa ‘capital verde’.

 

O representante da Noroega abordou o trabalho desenvolvido na adaptação às alterações climáticas, e como Portugal e os municípios podem desenvolver estratégias quanto a este tema.

 

Empresas tais como a EDP, a IrRADIARE e a BioRumo, partilharam também as suas experiências e o trabalho que foi desenvolvido para uma gestão integrada do território, podendo mostrar que com inovação se faz a diferença.

 

Participaram também na conferência professores e investigadores da Universidade de Aveiro, tal como o Professor Carlos Borrego que abordou a questão das estratégias de adaptação às alterações climáticas.

 

+ info:

Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade - Região de Aveiro

 


  • Temáticas: Ambiente
  • Data de Captura: 16.06.2015
  • Tempo de Emissão: 4 m 53 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos