Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
Maria da Conceição Vicente lança o livro "O moleiro e as três árvores"
(2 votos)
6189 Visualizações

A sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre encheu, no passado 28 de fevereiro, para o lançamento do livro infanto-juvenil "O moleiro e as três árvores", da autoria da Aguedense Maria da Conceição Vicente, com ilustrações de Cátia Vidinhas e chancela da editora Trinta Por Uma Linha.

 

As palavras de apresentação estiveram a cargo de Paulo Sucena, que enfatizou o trabalho de promoção da literatura oral enquanto património imaterial local, dado que o livro vindo agora à luz do dia parte de uma lenda local.

 

De acordo com a autora Maria da Conceição Vicente, trata-se de uma versão que resulta de recolhas no legado do património oral.

 

Embora sob o formato de livro ilustrado, o texto é intencionalmente abrangente, pensando não só nos pequenos leitores mas também em todos aqueles que, mais ou menos jovens, se interessam por questões de literatura oral e pelas raízes culturais da nossa terra.

 

O objectivo primordial deste livro será, sobretudo, o de dar um contributo para que não se percam os tesouros da nossa literatura oral, fixando-os em suportes menos perecíveis e projetando-os no tempo, para que cheguem mais longe.

 

A Vereadora da Cultura, Elsa Corga, deu os parabéns à autora e sublinhou o que significa para Águeda a publicação deste livro, o quarto na sua série dedicada ao património oral do Concelho, já que surge de um desafio lançado pela Autarquia.

 

O representante da editora Trinta Por Uma Linha, João Manuel Ribeiro, aproveitou a apresentação pública para referir que a obra "O moleiro e as três árvores" já viu a sua qualidade reconhecida com o título a ser selecionado pela Direção Geral do Livro e das Bibliotecas para representar a editora na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em Itália, entre 30 de março e 2 de abril de 2015.

 

Foi ainda anunciada a oferta pela editora do site www.mariadaconceicaovicente.com à autora e que pretende ser um ponto de encontro para todos os seus leitores, já que a sua obra a partir das lendas de Águeda tem tido uma receção entusiástica em muitas escolas do país, como por exemplo, na Guarda onde os alunos desenvolveram trabalhos em torno da Lenda da Bicha Moura, também adaptada a livro no âmbito da parceria com a Câmara Municipal de Águeda.

 

Foram ainda anunciados dois livros de educação financeira da autoria de Maria da Conceição Vicente: História da Formiga e da Cigarra que Não foi na Cantiga e Do Querer ao Ter Há Muita Conta a Fazer, também com a chancela da Trinta Por Uma Linha.

 

Seguiu-se um momento de animação com uma teatralização da história por um grupo de crianças da EB2,3 Fernando Caldeira.

 

A sessão de autógrafos que se seguiu foi longa e demorada, já que o público acorreu em bom número a esta sessão de lançamento, sendo na sua maioria Aguedenses, familiares, amigos e admiradores.


  • Temáticas: Cultura
  • Data de Captura: 28.02.2015
  • Tempo de Emissão: 3 m 40 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos