Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
Open Call - (Re)habitar o Parque
(2 votos)
11501 Visualizações

O QUE DIZEM OS PÁSSAROS

- Instalação de som - 

Recolha de pensamento comum e sem nada de especial, para melhor revelar aquilo que em nós é essencial.

Este trabalho pretende pôr em evidência a convicção de que nem a arte se afastou do público, nem o público se afastou da arte. O diálogo - sempre à porta fechada e quando temos o à-vontade para expor-nos - é vivo como apenas nos temas que mexem profundamente com os nossos fundamentos. O afastamento e a imobilidade são apenas aparentes, tal como aqui vemos, na exposição das ideias comuns. A beleza extraordinária é realmente bastante comum.

FICHA:

Criação e execução: Micaela Maia e Bruno Vide

Sábado e domingo - Parque de Alta Vila

Visita guiada: Sábado, 15h

 

O ACAMPARQUE é o primeiro acampamento nocturno do pulmão verde da cidade.

Num contexto festivo e informal este projecto, em parceria com o CNE – Agrupamento 141 de Águeda, visa proporcionar à comunidade a experiência plural de passar uma noite no espaço Alta Vila numa relação que se espera umbilical com o ecossistema e os seus recursos.

Tragam as vossas tendas e venham pernoitar no parque!

Inscrições gratuitas, mas limitadas e sujeitas a confirmação.

Mais info: incubadora.cultural@cm-agueda.pt

FICHA:

Criação e execução: Luís Silva e CNE – Agrupamento 141 de Águeda

Sábado para domingo - Parque de Alta Vila

 

QUATRO OU CINCO IMPRESSÕES SOBRE ISTO

- instalação -

 

QUATRO OU CINCO IMPRESSÕES SOBRE ISTO propõe um percurso sobre as memórias e afectividades testemunhadas por diferentes gerações de pessoas cujas vidas se cruzam no espaço do Parque da Alta Vila. Através da construção de bancos de jardim em cujos assentos está gravada em baixo relevo a permanência passageira de corpos de pessoas, fruidores num dado tempo desse espaço, cristalizam-se pequenos momentos quotidianos, pedaços simbólicos do devir comunitário e humano do parque. Apesar da devastação infligida à flora deste último, recomeçamos pelo que ali sempre esteve presente: as pessoas. 

FICHA:

PARTICIPANTES/CO-CRIADORES Ana Catarina Marques, Francisco Santos, Madalena Pereira, Marco Santos, Margarida Santos e Ondina David 

CONCEPÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO pedro fonseca/colectivo, a.c. 

PRODUÇÃO colectivo, a.c. 

APOIO LOGÍSTICO Cervouga – Cerâmica de Grés, Lda. 

APOIO À PRODUÇÃO InCA – Incubadora Cultural de Águeda / Lud In 

FINANCIAMENTO Câmara Municipal de Águeda AGRADECIMENTOS Academia de Cultura e de Solidariedade de Águeda, Ania dos Reis, Fernando Dias, Margarida e Teresa Fonseca, Ricardo Morais

Sábado e domingo - Parque de Alta Vila

 

OITO PONTOS PERDIDOS PRONTOS A SER ENCONTRADOS

- instalação - 

O projeto oito pontos perdidos prontos a ser encontrados pretende apresentar a visão artística do Coletivo Nora através da criação de oito instalações artísticas dispersas por oito pontos de referência do Parque de Alta Vila.

Para além da provocação proporcionada pela intervenção artística, pretende-se também promover a circulação dos visitantes pelo parque, à medida que estes procuram os pontos utilizados e explorados pelo Coletivo Nora. Em todos os pontos será utilizada como base um círculo de 1 metro de diâmetro, um elemento que graficamente não pode ser dissociado da figura do ponto, criando desse modo uma coerência entre as diferentes intervenções.

FICHA:

Coletivo Nora

Sábado e domingo - Parque de Alta Vila

 

NATUREZA CRIATIVA

- instalação som e vídeo - 

O Projeto Natureza Criativa procura relacionar o parque, enquanto lugar privilegiado para a conceção e para a produção artísticas, com atores, músicos, sonoplastas, bailarinos e outros criativos, assim bem como com a população em geral. 

Crie o seu pequeno vídeo artístico e faça parte da coleção de vídeos performativos no Parque Municipal de Alta Vila, Águeda PT. 

Saiba como participar em http://projetonaturezacriativa.pautahumana.com/

 

FICHA:

Pauta Humana

Sábado e domingo: 15h - 18h

Salão de Caça - Parque Alta Vila

 

OCUPARQUE

- instalação-

 

Inspirado no desafio de (re)Habitar o Parque – e de uma forma assumidamente simbólica – este projecto é um movimento libertário de ocupação do Parque Alta Vila através da instalação efémera de figuras humanas, dispostas numa relação de fruição do mesmo.

O ocuPArque, enquanto exercício artístico de impacto subjectivo, materializa-se no contraste de silhuetas brancas imóveis integradas na natureza e o efeito estético que este povoar de “corpos” provoca leva-nos a reflectir na importância de um espaço verde nas nossas vidas.

Apoio: Com.Cenas

FICHA:

Criação e execução: Luís Silva e Stanislava Pavlov

 

Sábado para domingo - Parque de Alta Vila

 

GEOPHONE

- performance - 

Este projeto resulta da pesquisa e da exploração de vários experimentalistas sobre a Natureza enquanto objeto sonoro, é um encontro entre essa mesma natural sonoridade e a humana e artificial expressão criativa. 

http://geophone.bandcamp.com/

 

FICHA:

Criação e execução: Bruno Pinho

Domingo - Parque de Alta Vila

 

C'ATIVAR

- instalação -

C'Ativar é uma colecção de imagens de pessoas (ou pessoas em imagens) num ensaio de "tromp l'oeil", nalguns dos lugares mais deliciosos e característicos do Parque de Alta Vila. 

Estes momentos, imortalizados em fotografia, são frames do que se deseja ser o futuro breve do Parque.

O objectivo é simples, seduzir as pessoas para viver o parque e criarem também o seu conjunto de memórias emocionais neste pequeno bosque romântico dentro da cidade.

 

Agradecimentos:

Ângelo Ferreira, Bitocas, Bruno Vide, Catarina Saraiva, Fábio Branco, Guilherme Guerra, Jorge Duarte, Leonor Ferreira, Olavo Branco, Micaela Maia, Paulo Brites, Pedro Latães e Viriato Brites

FICHA:

Criação e execução: Marisa Ferreira

Sábado e domingo - Parque de Alta Vila


  • Temáticas: Cultura
  • Data de Captura: 29.06.2013
  • Tempo de Emissão: 3 m 35 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos