Este site utiliza cookies para análise, conteúdo personalizado e anúncios. Saber mais
Debate sobre serviços públicos municipais na Cloud
(0 votos)
759 Visualizações

Enquadrado no Projeto Storm Clouds, foi organizado em Águeda um debate sobre serviços públicos municipais na cloud, e que pretende ajudar as autarquias a tirar partido das vantagens da tecnologia.

 

A conferência “Migração de serviços públicos para a nuvem” contou com diversas apresentações, incluindo os resultados obtidos por aplicações migradas para a cloud pelo município de Águeda.

 

O projecto Storm Clouds, pretende ajudar as autarquias a tirar partido das vantagens da tecnologia.

 

A iniciativa junta as cidades europeias de Águeda (Portugal), Valladolid (Espanha), Tessalónica (Grécia) e Miskolc (Hungria), com o objectivo de perceber como melhor utilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para efectuar a mudança dos serviços públicos municipais para a cloud, focando-se especialmente no cidadão, o destinatário final das aplicações desenvolvidas.

 

No final, as melhores práticas vão ajudar à definição de linhas orientadoras que contribuam para acelerar o processo de migração, por parte das autoridades e decisores públicos, e será apresentado um portefólio de serviços que funcionem na nuvem e possam ser facilmente adoptados por autarquias locais.

 

Fruto de um consórcio, o Storm Clouds junta ainda organizações como a Hewlett-Packard Enterprise, a European Dynamics e a Urenio (Universidade de Tessalónica), coordenados pela RTDI Europe.

 

Em Águeda, o projecto já se materializou em aplicações como o "Eu Participo", uma aplicação on-line que faz uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitindo aos cidadãos reportar ocorrências relacionadas com problemas no espaço público, agilizando e melhorando, de forma simultânea, o processo de comunicação entre autarquia e munícipe.

 


  • Temáticas: Local
  • Data de Captura: 01.03.2017
  • Tempo de Emissão: 4 m 47 s
Sobre
Apostando nas Novas Tecnologias da Informação, a Câmara Municipal de Águeda coloca-se na vanguarda dos municípios digitais, oferecendo à população e a todos os internautas um canal de televisão, pela Internet.

Noticiamos factos...
recordamos acontecimentos...
Parcerias / Protocolos