(Re)Habitar o parque – A nova Bailarina
Trata-se de um espetáculo de elevada qualidade criado pela cenógrafa Aldara Bizarro e com a bailarina Costanza Givone que foi escolhido entre os 10 melhores espetáculos do ano de 2011 pela crítica do jornal O Público.
A Nova Bailarina é um espetáculo sobre a democracia que nos remete para o papel de cada um na sociedade e para a consciência cívica, abordando, através da dança, de uma forma não convencional, e com muito humor, questões éticas e de valores base de construção pessoal e social. O público é assim convidado a pensar, escolher e decidir, através de questões que vão sendo colocadas pela bailarina, que age, como se o público nunca tivesse ouvido falar destas temáticas.
Estes terão assim que tomar posições de cidadania, unindo-se, chegando a ter que se opor à Bailarina, que por vezes, não tem um comportamento nada democrático. Na sequência do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela coreógrafa Aldara Bizarro, esta é uma peça em que a palavra está muito presente, sempre com o objectivo de reforçar a consciência da ligação entre o corpo e a mente, ligando o pensamento à dança, e potenciando uma nova forma de viver o lugar do corpo na sociedade. Esta iniciativa cultural contou com o apoio da Biblioteca Municipal Manuel Alegre e da Rede de Bibliotecas Escolares de Águeda.