Biblioteca vai à escola 2013-2014

Mais uma vez, a Biblioteca Municipal Manuel Alegre, em articulação com as Bibliotecas Escolares, percorreram as escolas do 1º Ciclo e Jardins de Infância, com a missão de despertar nos mais pequenos o maravilhoso mundo da fantasia, para onde são transportados com a leitura de histórias infantis.

O projeto “Biblioteca vai às Escolas”, teve iníco no passado mês de outubro.



A iniciativa que promove desde 2005 a leitura entre as camadas mais jovens da população em esquema de itinerância, consiste na entrega de um “Baú de Livros” em todas as escolas do 1.º ciclo e jardins-de-infância do Concelho de Águeda.



Foram entregues mais de 2000 livros que permanecerão nas escolas até ao final do 1.º período para que os alunos possam ter acesso à leitura de uma forma livre e gratuita.

Os livros podem ser lidos na escola ou requisitados para casa.



No final de cada período letivo cada “Baú de Livros” é recolhido e entregue a outra escola.

No dia da entrega do baú, é realizada uma sessão de contos para todos os alunos, sendo Isabel Martins da Biblioteca Municipal Manuel Alegre e o seu amigo Malaquias, um apaixonado pelos livros e pelas histórias, que se encarregam de incentivar todos os alunos a gostarem de ouvir histórias e interessarem-se pela leitura.



Apoiada pela Câmara Municipal de Águeda, a obra de literatura infanto-juvenil O Lavrador e o Lobo, da Aguedense Maria da Conceição Vicente, foi selecionada no âmbito do prestigiado projeto Cata Livros , promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian. Com este projeto a equipa da Biblioteca Municipal Manuel Alegre pretende aproximar-se cada vez mais do público infanto-juvenil dando a conhecer a Biblioteca como um espaço criado para toda a comunidade Aguedense e esperando que estes leitores se tornem cada vez mais conscientes de que ler por prazer é a melhor opção para estimular o nosso espírito crítico e criativo.



ler +

ler +

ler +

Videos Relacionados: