Parque Botânico de Vale Domingos
Parque Botânico de Vale Domingos |
No dia 8 de março foram plantadas as primeiras árvores no Parque Botânico de Vale Domingos.
MEMÓRIA DESCRITIVA
O Parque Botânico de Vale Domingos foi estruturado em função de diferentes unidades geográficas, definidas em função da origem das espécies e em função das suas necessidades edafoclimáticas.
O parque encontra-se dividido em 5 áreas distintas, quanto à tipologia de vegetação. A cada área corresponde uma colecção:
– A Sudoeste uma colecção de árvores emblemáticas do hemisfério Sul. Com origens diversas como: Austrália, África do Sul, Madagáscar, Brasil, Perú, entre outros…
– A Sudeste uma colecção de árvores emblemáticas do hemisfério Norte. Com origens diversas como: USA, Europa Central, China, Índia, Irão, entre outros…
– No centro do parque, num vale encaixado, uma colecção de Áceres, da qual se destaca a espécie Acer palmatum, representada por inúmeras variedades desta espécie.
Para simular as condições em que estes exemplares vivem no estado selvagem, foram colocadas outras folhosas de maior porte de modo a protegê-los com alguma sombra e abrigo.
Nesta colecção, a proximidade de plantação dos Acer palmatum recria uma floresta. E em certos locais foram abertas clareiras de modo a que se tenham percepções distintas desta zona. Esta espécie de beleza indiscutível é famosa pela sua coloração Outonal.
– No socalco mais elevado a Norte, uma colecção de Magnólias na qual é possível vislumbrar as diferenças entre as 86 variedades presentes, nomeadamente quanto à época e coloração da floração, tamanho e forma da flor.
Tendo cada exemplar o seu valor individual, na composição desta colecção procurou-se criar diferentes sensações visuais ao visitante do parque. Foi criada uma alameda de magnólias amarelas, seguida de uma alameda de magnólias cor-de-rosa, com o objectivo de que na época de floração seja transmitida uma sensação de intensidade e unidade de cromática. Adjacente a estas alamedas encontra-se um arboreto de magnólias.
Também na rua a Sul do parque foi criado um alinhamento de magnólias, de diferentes cores, no qual se repete um ritmo cromático.
– No socalco mais baixo a Norte foram mantidas as hortas e propostas algumas fruteiras.
Tiago Gonçalves
Habitat – Arquitectura Paisagista