XII Palavras Andarilhas na Biblioteca Municipal Manuel Alegre
Águeda recebeu os “atletas contadores” da Biblioteca Municipal de Seia que realizaram uma sessão de contos em parceria com a Biblioteca Municipal de Águeda, onde cerca de 140 crianças de jardins de infância e escolas do 1.º ciclo se deliciaram a ouvir os dois contos de tradição oral “A Nuvenzinha triste” e “A Semente da Verdade”. Este ano a Estafeta de Contos homenageia a grande escritora portuguesa Luísa Ducla Soares, que completa 40 anos de carreira literária: nesta sessão foram também lidos alguns dos seus poemas para a infância.
“Palavras Andarilhas — Estafeta de Contos” é uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Beja, em parceria com a Direção Geral do Livro e das Bibliotecas e a Fundação Calouste Gulbenkian, que consiste no intercâmbio de contadores das diferentes bibliotecas participantes espalhadas pelo país. Surgiu pela primeira vez em 1999 com os objetivos de promover a troca de experiências e saberes entre todos os que têm as palavras e os livros como instrumento de trabalho; desenvolver novas práticas, e atitudes face à animação e promoção do livro e da leitura; potenciar o ganho de competências propiciadoras de uma abordagem lúdica e criativa da palavra falada e escrita e simultaneamente valorizando o conto, os contadores e aprendizes do contar, enquanto expressão da memória, cultura e afetos de um povo, e ainda abrir novas portas ao prazer da leitura.
Dirigida a todas as bibliotecas, ludotecas, centros lúdicos e associações que trabalhem com as palavras, livros, leituras e património oral, a iniciativa obteve uma excelente adesão por parte dos seus destinatários.
Os “atletas contadores” da Biblioteca Municipal de Águeda levaram o testemunho à Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira.