Estações d´Arte 2014 | “Outonos Inquietos”

“Decorre entre 25 de Outubro e 27 de Dezembro de 2014, a Mostra “Outonos Inquietos” no Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro (FDP&ACP), em Águeda.

Data de Captura: 25.10.2014




A Mostra inclui exposições temporárias, instalações artísticas, ciclo de cinema, palestras, concertos, bem como o lançamento do álbum in Quietudes, projecto do músico e compositor Miguel Rodrigues.



Serão dois meses e dois dias de partilha de produção artística e intelectual com um programa completo, que inclui o lançamento do livro Outonos Inquietos com textos e fotografias a abordar a génese que moveu a concretização desta mostra, onde cada artista participante tem uma página a ele dedicada com o teor idêntico na galeria da FDP&ACP do Art Project do Instituto Cultural da Google.



Essa informação estará disponível na internet a partir também do dia 25 de Outubro e pretende ser um contributo da Fundação para a divulgação artística contemporânea em Portugal.



A Fundação decidiu abraçar o projeto do músico e compositor Miguel Rodrigues que nos últimos anos tem vindo a colaborar com a instituição, na edição de um álbum inspirado em poemas de Fernando Pessoa, intitulado in Quietudes.



A apresentação e lançamento comercial serão também no dia 25 de Outubro.



A Fundação não ficou por aqui e desafiou artistas fora da área plástica como: músicos que desenvolvessem projectos de inquietude com performances sonoras, uma profissional em doçaria de autor para que realizasse o bolo da inquietude, coleccionadores e galeristas que cedessem obras que a organização considerou como relevantes para questões de inquietudes, e do acervo permanente do Museu destaque para obras que de alguma forma transmitem por si ou pelos autores a mesma inquietude, e por fim, foram convidados intelectuais para que escrevessem ou sugerissem textos, filmes e bandas sonoras para ilustrarmos todos os dias os dois meses e dois dias de inquietude “pensante” nas Estações D’Arte 2014, da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro.



Entre os artistas em exposição contam-se: Luísa Prior, Alexandre Rola, Antónia Porto, Antonino Neves, António Leite, Aurora Pinho, Avelino Rocha, Carolina Moreira, De Matos, Edite melo, Ester de Sousa e Sá, Ester Neves, Filomena Bilber, Filomena Fonseca, Hélder Carvalho, Isabel Lhano, José Rodrigues, Levi Guerra, Luís Pedro Viana, Luís Teixeira da Silva, Madalena Monteiro, Margarida Santos, Maria André, Maria dos Santos, Maria Guia Pimpão, Micaela Maia e Bruno Vide, Miguel de Carvalho, Ny Machado, Olga Santos, Otília Santos, Pedro Prata, Raquel Rocha, Rik Lina, Rodolfo Gabriel, Rui Coelho dos Santos, Seixas Peixoto, Silvana Violante, Xavier, Cruzeiro Seixas, Manuel Filipe, Margarida Tamegão, Arlindo Vicente, Alfredo Azevedo, Michael Barrett, Manuel Ribeiro (Pavia), Stuart Carvalhais, e não só.



Destaque para a Exposição vídeo-fotográfica “Leninegrado: 900 Dias de Coragem” que aborda o Cerco de Leninegrado (actual São Petersburgo) imposto pela Alemanha nazi entre 8 de Setembro de 1941 e 27 de Janeiro de 1944, onde se perderam entre 1.600.000 e 2.000.000 de vidas numa cidade encurralada. Uma exposição que aborda o que foi e as memórias por quem a viveu…



A não perder no ano em que se assinala o 70.º Aniversário da Libertação daquela cidade!”



www.facebook.com/fundacaodionisiopinheiro

www.fundacaodionisiopinheiro.pt

Videos Relacionados: