Agência para a Sustentabilidade e a Competetividade

A Agência para a Sustentabilidade e a Competitividade é um projeto para a Região de Aveiro, cofinanciado pelo Mais Centro, integrado na Rede Urbana para a Competitividade e a Inovação (RUCI) promovido pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e coordenado pelo Município de Águeda, em parceria com os demais municípios que integram a (CIRA).

Uma comunidade intermunicipal, onze municípios, um projeto de sustentabilidade!



A Agência para a Sustentabilidade e Competitividade pretende auxiliar as autarquias da Região de Aveiro a contribuir para os objetivos nacionais e internacionais no domínio do desenvolvimento sustentável, promovendo simultaneamente a capacidade das suas comunidades de criar valor a partir da resolução dos problemas que ameaçam a sustentabilidade.

A Agência atuará com base num conjunto de dinâmicas locais e supralocais pré-existentes, expressas em vontades, iniciativas, projetos e conhecimentos que revelam o carácter pioneiro e empreendedor da Região de Aveiro, procurando incutir-lhes uma nova ambição, tendo, ainda a missão de mobilizar uma grande diversidade de agentes (ex. empresas, sistema científico e tecnológico, autarquias) de modo a reforçar e sustentar estas dinâmicas.

Tem, ainda, como objetivo tornar-se num centro nevrálgico para a difusão de conhecimento e a identificação e promoção de oportunidades relacionadas com a Economia Verde na Região de Aveiro, geradoras de crescimento económico e criação de postos de trabalho.





O projeto abrange 7 Eixos de ação temática

Eixo 1 – Políticas para a Economia Verde

Eixo 2 – Eficiência Energética

Eixo 3 – Eficiência Hídrica

Eixo 4 – Valorização dos Resíduos

Eixo 5 – Construção Sustentável

Eixo 6 – Adaptação às Alterações Climáticas

Eixo 7 – Mobilidade Suave e Ecoturismo

Data de Captura: 16.06.2015

Videos Relacionados: