Palestra: “O Sistema de Educação Finlandês”

Realizou-se no passado dia 28 de outubro a palestra intitulada “O Sistema de Educação Finlandês”, com o convidado Jorma Kauppinen, Diretor-Geral da Educação e da Educação Pré-escolar e Cuidados para a Infância.



O evento, organizado pela Câmara Municipal de Águeda, e o primeiro de um Ciclo de Reflexões sobre o Papel da Escola na Sociedade, ofereceu uma oportunidade única aos mais de 120 participantes para ficarem a conhecer o sistema educativo da Finlândia, considerado um dos com melhores taxas de sucesso a nível mundial.



Entre as declarações que marcaram as mais de duas horas da palestra e muitas questões que se seguiram durante o debate, destaque para o que Jorma Kauppinen definiu como sendo os objetivos da escola finlandesa: “na Finlândia, a escola é para aprender e não para fazer exames”.



O salão nobre da Câmara Municipal de Águeda apresentava-se lotado com professores, diretores de estabelecimentos de ensino e encarregados de educação ávidos de saber mais sobre o sistema de ensino finlandês. A propósito da palestra, Gil Nadais, Presidente da Câmara de Águeda, partilhou com os presentes que “assisti a uma conferência do Jorma em Lisboa e desafiei-o a vir a Águeda partilhar a sua experiência.



O atual modelo de educação precisa de evoluir e existe pequenos projetos e ações que se podem concretizar a âmbito municipal, que podem melhorar, em muito a qualidade do ensino e aprendizagem das nossas crianças e jovens.

O Modelo Finlandês é inspirador, pelo que o nosso objetivo é que após a apresentação possamos replicar alguns conceitos no nosso concelho.”



A palestra foi antecedida por uma série contactos institucionais, com destaque para as visitas a escolas e centros de inovação/empreendedorismo – EB2,3 de Valongo do Vouga, Escola Secundária Marques de Castilho, Centro de Inovação e Tecnologia M. Mahalingam, Incubadora de Empresas de Águeda, e Águeda Living Lab.



A propósito das visitas às escolas Jorma Kauppinen referiu que as mesmas “foram extremamente benéficas, pois foi a primeira vez que visitei escolas portuguesas e em contextos diferentes, envolvendo contacto com professores e diretores. Foi muito interessante conhecer diretamente os pontos comuns entre a realidade finlandesa e o trabalho que se realiza em Águeda”.

Data de Captura: 28.10.2016

Videos Relacionados: