Projeto Águeda Educação Mais: Entrega de Tablets aos Docentes

Ao longo da última década, o Estado Português tem promovido a transferência de competências ao nível da educação para os municípios, permitindo uma melhor eficácia na gestão dos recursos associados ao ensino, assim como uma melhor resposta da parte das autarquias às necessidades das escolas existentes nos territórios municipais e de toda a comunidade escolar. Face a esta necessidade, surgiu a proposta para se implementar no Concelho o projeto “Águeda Educação +”.



Este projeto consiste na existência de “salas de aula com sistemas tecnológicos integrados de hardware, software e plataformas de ensino, que deverão constituir o núcleo do ecossistema escolar focado nas componentes do ensino e da aprendizagem”. Pretende-se com o “Águeda Educação +” desenvolver um trabalho de melhoria contínua da pedagogia e das tecnologias, assegurando a eficiência e evidenciando a evolução da qualidade do ensino e da aprendizagem, como resultado do uso do novo modelo pedagógico e tecnológico.



Deste modo, numa primeira fase, foi implementado o projeto piloto na Escola Básica Fernando Caldeira, onde foram dadas competências aos professores envolvidos através de ações de formação e adquiriram-se equipamentos informáticos num investimento total superior a 23 mil euros. Com vista à implementação do projeto, no final de 2015 foi aberto concurso público, de onde vieram a fiazer parte do consórcio, as empresas GlobalTronic, JP Sá Couto, Inforlandia, LeYa e a Porto Editora.



Já durante o mês de novembro de 2016, foram entregues equipamentos informáticos a docentes de vários estabelecimentos de ensino do município de Águeda: Escola Secundária Adolfo Portela, Escola Secundária Marques de Castilho, Escola Básica Fernando Caldeira, Escola Básica de Valongo do Vouga e Instituto Duarte de Lemos.



O projeto arrancou com 26 turmas, cerca de 600 alunos e 100 professores que receberão formação até ao início de janeiro de 2017, altura em que serão entregues os equipamentos aos alunos.

Data de Captura: 30.11.2016

Videos Relacionados: