OP-Águeda 2015 | Inauguração do Trilho do Vale Serrano
https://www.youtube.com/watch?v=XhYKBQJtBhw
No passado dia 27 de novembro foi entregue à comunidade o oitavo projeto do Orçamento Participativo de Águeda de 2015, o Trilho Pedestre do Vale Serrano (PR11), com uma extensão de cerca de 5,3Km.
A União de Freguesias de Belazaima, Castanheira e Agadão tem agora um percurso pedestre circular, com ponto de partida e chegada junto à igreja de Santa Maria Madalena, dando a conhecer diversos pontos de interesse naturais e culturais, entre estes, no lugar da Lomba e a referida Igreja, construída no século XVIII e classificada como Monumento de Interesse Público.
A paisagem é marcada pela floresta das encostas serranas, onde se encontram espécies como carvalhos, castanheiros, sobreiros, medronheiros, gilbardeira, azevinho, feto-real, entre outras características das áreas ripícolas e da zona.
A maior parte do trajeto desenvolve-se junto ao rio Agadão onde as águas cristalinas deixam descobrir alguma da fauna aqui existente. As quedas de água, os parques de merendas e o parque fluvial da Guístola são também outros pontos de atração deste trilho, que convidam ao descanso e a momentos de lazer.
Sobre o Projeto “Trilho Pedestre do Vale Serrano (PR11)”
Proponente: Tânia Almeida
Orçamento: €6.000 (IVA incluído)
Sessão Participativa: Belazaima do Chão
Votos na fase de Votação: 101
Âmbito: freguesia (União de Freguesias de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão)
Sobre o OP-Águeda
É um mecanismo de Democracia Participativa que permite aos concidadãos maiores de 16 anos, naturais e/ou que vivem ou estudam no concelho de Águeda, decidirem sobre uma parte do orçamento municipal. Em cada uma das edições de 2015 e 2016, o executivo municipal destacou uma verba de 500.000€ do orçamento e convidou todos os cidadãos a apresentar, debater, priorizar e votar propostas/projetos que pretendessem ver concretizados. O OP-Águeda visa reforçar a participação dos cidadãos, fomentando uma sociedade civil forte, ativa e criativa, no caminho de um desenvolvimento sustentável do concelho e da promoção da qualidade de vida.
Data de Captura: 27.11.2016