Banco Local de Voluntariado de Águeda

O Banco Local de Voluntariado de Águeda (BLVA) nasceu da parceria entre a Câmara Municipal de Águeda e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado.

O BLVA surge da necessidade da autarquia enquadrar legalmente o voluntariado exercido no concelho de Águeda, bem como da necessidade da existência de um espaço de encontro entre as pessoas interessadas em exercer o voluntariado e as organizações promotoras.

A assinatura do protocolo entre a Câmara Municipal de Águeda e o Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado, foi efetuada numa sessão pública realizada no dia 8 de Fevereiro de 2010.

O BLVA tem como objetivos incentivar e fomentar a prática do voluntariado a favor da comunidade; promover o encontro entre a oferta e a procura de voluntariado; divulgar projetos e oportunidades de voluntariado, bem como reforçar a preocupação da autarquia no que se refere ao incentivo do apoio social entre cidadãos de uma mesma comunidade, com o intuito comum de ajudar o próximo.

O BLVA é da responsabilidade dos Serviços de Ação Social, pertencentes à Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Águeda. Todas as pessoas que pretendam participar voluntariamente em projetos de interesse social e comunitário, poderão inscrever-se no Banco Local de Voluntariado de Águeda.

As áreas de atividade onde é possível exercer o voluntariado enquadram-se em domínios do interesse social e comunitário, tais como: Ação Social; Ambiente; Cultura; Desporto; Educação; Desenvolvimento Económico e Social; Saúde e Justiça.

O Banco Local de Voluntariado de Águeda tem vindo a dinamizar projetos com voluntários tais como o SOS Solidão, que se apresenta como um programa de voluntariado com objetivos e plano de intervenção específicas, direcionado para aos idosos que vivem sozinhos ou isolados.

O Banco Local de Voluntariado de Águeda, tem organizado Ações de Capacitação de Voluntariado, na autarquia bem como em entidades promotoras de voluntariado.

A Plataforma de Voluntariado, resultante de uma parceria entre o Banco Local de Voluntariado e o CLDS 3G ADRO tem como objectivo facilitar e tornar mais acessível quer o registo de potenciais voluntários, quer o registo das necessidades por parte das entidades/ instituições do Concelho de Águeda.

Todos os contactos entre voluntários e entidades/ instituições serão mediados pela coordenadora do Banco Local de Voluntariado, de forma a permitir um apoio específico para cada caso.


+info: Projeto ADRO

Data de Captura: 07.12.2016

Videos Relacionados: