Eficiência Energética no Município de Águeda

Já não imaginamos a nossa vida sem energia elétrica!
Presente nos gestos mais simples, facilmente se transforma em calor, movimento ou luz!
Luz que ilumina ruas e jardins, edifícios públicos e outros espaços e que contribui para o nosso conforto.
Contudo a demanda energética tem igualmente contribuído para o aumento dos consumos e, consequentemente gastos por parte dos municípios com a energia que só monitorizando se poderão gerir melhor.
No sentido de alargar a eficiência energética, Águeda tem implementado desde 2008 medidas, projetos e iniciativas que contribuem para uma utilização mais racional, eficaz e eficiente da energia, mas que contribuem também para a redução de gastos e desperdícios.
Reduções de 33% nas emissões de CO2 a alcançar até 2020.
Águeda está ligada ao sol!
Até ao final do mês de maio de 2017, 8 das 9 unidades de microprodução instalados em edifícios municipais produziram um total de 347 MW/h (mega watts hora), o que representou uma poupança de emissões na ordem das 163 toneladas de CO2.
Devido ao sistema de monitorização dos contadores inteligentes, foi possível a deteção atempada de fugas nos sistemas de abastecimento de água, permitindo evitar inúmeros desperdícios anuais.
Graças à diminuição de anomalias nos edifícios com contadores inteligentes, e comparando o consumo entre 2015 e 2016 foi verificada uma poupança na ordem dos 21.200€.
As 11 Unidades de Produção para Autoconsumo constituem um caso de boas práticas na gestão pública.
Estas medidadas contribuirão para a poupança de 25 mil euros/ano na fatura energética e permitem, com a implementação de outras medidas de gestão e monitorização inteligentes, que muitos dos edifícios públicos se aproximem do conceito Edifício Carbono Zero.
Uma estratégia apenas possível de alcançar se os utilizadores das infraestruturas também trabalharem para reduzir a sua pegada energética.
O projeto Escolas Sustentáveis, é fundamental para a alteração de comportamentos que se estendem até casas e instituições Aguedenses! Todos têm sido envolvidos!
O Lighting Living Lab envolve o Município, empresas e academia, em torno de projetos-piloto singulares, e que fazem da cidade um showroom de intervenções de eficiência e gestão energética bem como de inovação tecnológica e sustentabilidade.
A tecnologia LED, gerida pelo sistema GESLUCE, permite regular fluxos, adaptar intensidades, e melhorar a qualidade da iluminação do espaço público.
Mas, queremos fazer mais e ir mais longe, expandindo a tecnologia LED a mais 10 mil luminárias acoplando sistemas de comunicação do futuro.
Águeda é sustentabilidade, eficiência energética, futuro que se move ligado ao sol!

Videos Relacionados: