Semana do Meio Ambiente e das Espécies Invasoras

Semana do Meio Ambiente e das Espécies Invasoras 

No âmbito da Semana Nacional sobre Espécies Invasoras e da Semana Mundial do Meio Ambiente, o município de Águeda promoveu um conjunto de ações de sensibilização para a preservação e sustentabilidade ambiental.

Entre várias outras atividades, no dia 4 de junho, teve lugar o Projeto de Literacia para a Preservação das Florestas, um projeto de educação ambiental que visa mostrar às crianças e jovens a importância da floresta. Neste âmbito, alunos das escolas Básica Valongo do Vouga e Secundária Adolfo Portela, puderam visitar o Parque da Boiça e da Alta Vila, onde puderam descobrir diversas áreas florestais, curiosidades sobre o ecossistema associado e formas de contribuir para a sua conservação.

Ainda durante essa semana, na Escola Básica Fernando Caldeira, comemorou-se o Dia Mundial da Energia e no Smart City Lab, realizou-se o Voluntariado Ambiental para o Controlo de Espécies da Flora Invasora. O Rotary Club de Águeda participou numa ação de sensibilização ambiental sobre espécies invasoras na Redonda, promovida em parceria com a Câmara Municipal de Águeda, no âmbito do programa Life.

Hora do Conto, foi outra das atividades inseridas nesta semana dedicada ao ambiente, em que uma história foi contada e dedicada a todas as pessoas que trabalham diariamente para defender o nosso planeta.

Na manhã do dia 5 de junho, foram distribuídos 1.000 sacos reutilizáveis pelos comerciantes e população, apelando ao uso consciente dos sacos nas compras, e à redução da utilização do plástico.

‌As pessoas participaram ativamente na iniciativa e escreveram mensagens sobre o ambiente que deixaram numa representação simbólica de uma árvore colocada no centro do mercado.

Videos Relacionados: