Avô percorre os rios e ribeiras do país para visitar neto

Partindo do LabRios+ e da Casa dos Rios da Ribeira da Aguieira – hoje um lugar de excecional valor ambiental e sociocultural da freguesia de Valongo do Vouga, em Águeda – e percorrendo rios, ribeiras e regatos até à Ribeira da Quarteira – uma linha de água entubada, onde se evidencia o mau estado ecológico da massa de água e a sua suscetibilidade ao risco de inundações – um avô vai de bicicleta visitar o neto, sensibilizando todos para a importância da água.A Água é a fonte da vida e tem um valor incalculável para todos nós, seja pelo bem essencial que é seja pelos serviços que fornece, enquanto «força motriz de toda a Natureza», como já referia Leonardo Da Vinci. Atualmente, só existe cerca de 3% da água disponível no planeta Terra sob a forma de água doce, um dos recursos naturais mais raros do Planeta Terra, que flui nas vastas redes de rios e ribeiras, onde, em Portugal, representam mais de 400.000 km, sendo premente a sua reabilitação e valorização.
É, portanto, sobre este recurso que devemos recolocar a nossa atenção, de forma a revertermos o resultado de décadas de artificialização e contaminação das linhas de água, através de ações diárias, que cada um pode tomar para fazer a diferença. O avô Manuel Chaves é exemplo disso.
No seu trajeto, irá vivenciar as paisagens de alguns dos rios de Portugal, cada qual com a sua beleza própria, desde o Vouga ao Cértima, do Mondego ao Tejo, do Sorraia à Ribeira de Canha, do Sado à Ribeira de Grândola, da Ribeira do Cadoiço – também ela laboratório vivo Rios+, em Loulé – até à Ribeira da Quarteira.
São cerca de 650 km a pedalar, numa homenagem ao recurso Água e aos sistemas ribeirinhos do nosso país, em particular. Aos rios que são as veias do nosso planeta e que fazem pulsar o Amor que nutre os laços entre um avô e um neto.

Grande Rota
Valongo do Vouga – Quarteira 650 km
Valongo do Vouga, Águeda, Anadia, Mealhada, Coimbra, Cemache, Rabaçal Alvorge, Ansião, Ribeira do Fárrio, Caxarias Fátima ,Casal Velho, Giesteira, Covão do Feto, Monsanto, Nascente Alviela ,Chão de Cima, Ameiro das Milhariças, Casais das Milhariças , Santos Advagar, Azóia de Baixo, Santarém, Almeirim, Muge, Benavente, Samora Correia, Santo Estevão, Branca, Vendas Novas, Casebres, Alcácer do Sal, Grândola, São Domingos, Fornalhas Velhas, Messejana, Castro Verde, Almodôvar, Santa Cruz, Ameixial ,Salir, Loulé , Quarteira
(AVÔ Manuel)

Videos Relacionados:

function load_iframes() { var vidDefer = document.getElementsByTagName('iframe'); for (var i=0; i