Exposição Fotográfica “Mercadoria Humana”
Data de Captura: 30.09.2017
Saúde em Português – Associação de Profissionais de Cuidados de Saúde dos Países de Língua Portuguesa promove o projecto “Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos”, que tem como objetivos principais a prevenção, sensibilização, informação e consciencialização acerca da problemática do Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração laboral e sexual, combatendo desta forma o alheamento da sociedade relativamente à natureza e opacidade deste fenómeno.
O artista Pedro Medeiros, autor da exposição fotográfica “MERCADORIA HUMANA”, criou e captou a submissão e a devassidão como expressão de discriminação, violência e sentimento de perda do ser humano, palco da sociedade que critica mas teme simultânea e despudoradamente o impacto da divulgação e combate ao tráfico de seres humanos. Permitir que as pessoas sejam tratadas como mercadoria humana é contribuir para a sociedade desigual, fracturante e redutora, opressora e injusta.
Neste contexto, Saúde em Português convidou Pedro Medeiros, fotógrafo com actividade profissional sedeada em Coimbra, para concepção de uma exposição inédita de fotografia, interpretando e representando o tema central da campanha. Em resposta a este desafio, Pedro Medeiros criou um projeto de autor, constituído por um portefólio original de 8 imagens, propondo à Saúde em Português a apresentação deste conjunto de fotografias em formato de Instalação de Arte Pública.
A exposição na Biblioteca Municipal Manuel Alegre pretende de forma provocadora estimular um exercício de diálogo e comunicação, conciliando as interpretações do público com o contexto global da campanha “Mercadoria Humana – Projecto de Sensibilização em Tráfico de Seres Humanos” e as preocupações do artista na concepção do projecto fotográfico.
Este projecto pretende criar uma maior proximidade com o público, reforçando a ideia da cidade como espaço vivo de reflexão, cidadania, participação cívica, convocando a população para um exercício de análise crítica e interacção comunitária.
A exposição fotográfica “MERCADORIA HUMANA” tem como intenção primordial a protecção das vítimas que todos os dias estão sujeitas às mais diversas formas de tráfico e exploração.